Não faça esforço para evacuar

September 24, 2018

 

Ter que realizar esforço para conseguir evacuar é um sinal que algo não está saudável.

A constipação, também conhecida como prisão de ventre, é a dificuldade crônica em conseguir defecar, podendo ter queixas como: menos de 3 evacuações por semana, esforço evacuatorio, manobras para conseguir retirar o cocô, sensação de esvaziamento incompleto, dor no ânus ou fezes ressecadas/bolinhas.

Tente:
▫️Relaxar por completo a musculatura, sem contrair;
▫️Melhorar o posicionamento, aquele sugerido no post anterior sobre a forma correta de evacuar, que mimetiza o "agachar", com o tronco inclinado;
▫️Retirar a calcinha/cueca para deixar as pernas mais afastadas;
▫️ Se tiver fora de casa e não quiser encostar no sanitário, pode usar algo para proteger, mas não tente se equilibrar sem tocar no vaso, pois dessa forma a musculatura enrijece e tensiona, atrapalhando ainda mais;
▫️Adotar o hábito de ir todos os dias no mesmo horário ao banheiro, com o intuito do organismo se adaptar e funcionar como um reloginho.

Porém, primeiramente, a causa deverá ser investigada para o tratamento. A prisão de ventre pode ser devido a muitos fatores, como alimentação, descontrole muscular, problemas intestinais, megacolon, etc.

O coloproctologista passará exames para incrementar a parte medicamentosa. O nutricionista tem um importante papel na prescrição de dieta rica em fibras e melhora na ingesta de líquido.


💪 O fisioterapeuta atua no relaxamento da musculatura, orientação de posicionamento, treino evacuatorio e manobras/eletroestimulação/massagem na região abdominal para melhorar o trânsito intestinal. 

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts

October 22, 2018

October 5, 2018

September 26, 2018

Please reload

Archive