98 9 9102-0402

©2018 by Dra Juliana Torres. Proudly created with Wix.com

Exercício Físico e Incontinência Urinária

September 19, 2018

 

Engana-se quem pensa que praticar exercício físico fortalece a musculatura do assoalho pélvico!
 

Pelo contrário, um estudo realizado com mulheres apontou que atividade física com saltos e corridas, como jump, esportes coletivos, ginásticas de alto impacto, fisiculturismo e corrida, aumentam o risco de Incontinência Urinária. 


O fato é que essas atividades sobrecarregam a musculatura que sustentam os órgãos abdominais. Durante o esforço físico, na tosse ou no espirro, aumenta a pressão dentro da barriga e a musculatura, em vez de segurar, está fadigada demais pra segurar o XIXI.

Esse é um dos porquês muitas pacientes que praticam zumba ou crossfit me procuram na Fisioterapia sem entender porque perdem xixi durante a atividade física. "Ju, não sou obesa, eu sou magra e forte, nunca engravidei, pratico muita atividade física e não entendo porque minha musculatura está tão fraca". Eis o motivo!

Isso desmistifica a ideia de que quem faz exercício físico tem assoalho mais forte.

Já as atividades físicas como Yoga, spinning, natação e dança do ventre não são prejudiciais e devem ser escolhidas por quem já observa algum tipo de disfunção pélvica.

Fortalecimento da musculatura íntima deve ser feita de forma direcionada e com prescrição individual. Não esqueça de procurar um profissional habilitado pra isso. Exercícios demais fadigam a musculatura e tem efeito inverso. 

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts

October 22, 2018

October 5, 2018

September 26, 2018

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square